terça-feira, 26 de maio de 2009

O LUGAR E O COTIDIANO


Este estudo preliminar resultante da interlocução entre autores/as e documentos evidencia que os debates que se acirraram a partir da década de 1980, remetem ao reconhecimento daquilo que se faz necessário ponderar em relação aos espaços educativos quanto à escolha de uma concepção de currículo; a realização de um projeto político pedagógico; a redefinição da finalidade do planejamento; a consideração dos direitos/deveres dos sujeitos participantes do processo educativo; a articulação entre a realidade/ cotidiano, conhecimentos dos/as alunos/as e a apropriação de conhecimentos científicos e tecnológicos. Pautado por tais indicativos é que há alguns anos vêm ocorrendo vários movimentos nas redes públicas de ensino, algumas escolas privadas e pelos órgãos gestores da educação (tanto a nível municipal, estadual ou federal) em busca da elaboração de propostas, projetos e/ou princípios e diretrizes para educação, os quais passam a ocupar o lugar de documentos–referência para organização e planejamento do trabalho educacional.

CONCLUSÕES:

A análise dos objetivos apontados nos PCNs reforçam a importância de que a prática pedagógica em Fundamentos e Metodologia de Ciências esteja atenta a tais exigências para que possa contribuir na formação de professores/as que terão que atender a tais objetivos ou outras mudanças curriculares no planejamento de seu trabalho docente junto às crianças, assim como manter-se atualizado acerca das demais demandas da sociedade contemporânea. Diante do exposto acima se justifica o desdobramento deste projeto que se refere à formação de pedagoga/professora quanto ao perfil profissional desejado e necessário ao contexto social e educacional atualmente. Neste sentido é preciso investigar a história desta disciplina que aborda o ensino de ciências nos currículos de pedagogia. A intenção de focalizar a área de ciências é proveniente dos dados iniciais obtidos e também pela evidente relevância dos conceitos e temas que podem ser trabalhados nesta disciplina e que são diretamente vinculados ao cotidiano das crianças e da população em geral, mas que permanecem ignorantes diante da possibilidade de perceber que a realidade é cognoscível.
José Pereira Lima

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