quinta-feira, 14 de maio de 2009

DESENVOLVIMENTO

(Roberto Alves da Rocha)

O homem diz que evoluiu, mas se pararmos um pouco e olharmos a humanidade, o ser humano foi tendo transformações em sua maneira de viver; foi se conhecendo melhor, mas na sua essência tem muito do “homem das cavernas” adaptável pelas ocasiões e situações de eras diferentes.
Ao viver sua política de vida, ao adaptar-se a regimes políticos muitas vezes autoritários, procurou o ser humano, o que ele achava de melhor para si, mas nem sempre foi feliz, no sentido de demonstrar uma evolução, e sim tão somente de uma adaptação à situações, que sempre encontra algo que substitua depois de um tempo, mas que não demonstra em nada evolução e sim apenas modificação.
O que chamamos de desenvolvimento na verdade pode ser uma mudança momentânea. O que chamamos que é progresso pode ser agora e daqui a pouco ser um atraso, como foi a destruição das matas para se construírem cidades, que aliada a outros chamados “desenvolvimentos” geraram o desequilíbrio do eco-sistema.
O mundo criou muitos “ismos” e o mais perigoso é o de hoje, o capitalismo, que valoriza somente o capital e não o ser humano.
Se corremos para a destruição não sabemos. Temos apenas idéias baseadas nos dias atuais, com o desenvolvimento da tecnologia; se continuarmos assim e com os perigos mortais que assolam o mundo, como por exemplo as bombas e as doenças, somente uma retomada de posição, uma análise conscienciosa da humanidade, poderá reverter o quadro que se avista num futuro não tão distante.
Não devemos viver visualizando o “apocalipse”, mas colocando os pés no chão, usando a tecnologia para melhorar o ser humano e sua vida e não para que ele seja escravo do chamado “desenvolvimento”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário