quarta-feira, 13 de maio de 2009

O Rizoma é regido por seis princípios básicos

Dessa forma, o paradigma dos “rizomas” reconhece a interdependência entre todos os fatores da realidade e é regido por seis princípios básicos: a conexão, a heterogeneidade, o rizoma, a ruptura asignificante, a cartografia e a decalcomania (DELEUZE, GUATARRI, 1995:15-22). Pode-se dizer que, em tempos de pós-modernidade, em início do terceiro milênio, sob a força de grandes acontecimentos, mudanças, rupturas e desagregações, o currículo em rede de saberes insere-se nesse paradigma emergente. Assim, para pensar a educação num novo paradigma, na pósmodernidade, há que se levar em conta o sujeito humano, a sociedade, a história, a cultura e a linguagem.

Nesse sentido, a educação se vê comprometida com a relação biopsicosocial, cognitiva e cultural do homem com o meio, podendo provocar transformações, ao mesmo tempo em que poderá construir e reconstruir tudo em movimentos contínuos e recursivos, tendo em vista as necessidades básicas prementes do momento sócio-econômico, político e histórico.

No decorrer desse processo, o conhecimento e a realidade são socialmente construídos e constituídos, por meio de experiências, vivências e situações significativas que desencadeiam formas de comportamentos e atitudes. A atitude desse homem, na realidade, não é a de um ser abstrato, mas a de um ser que age e interage objetivamente, como ser histórico que se relaciona 4 com a natureza e com outros seres humanos no exercício de atividades práticas, com finalidades e interesses, nas relações sociais (KOSIK, 1976:9-10).

José Pereira Lima

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