segunda-feira, 8 de junho de 2009

RIZOMAS

(Roberto Alves da Rocha)


Rizoma para a botânica é um tipo de caule que algumas plantas possuem. Ele cresce horizontalmente, geralmente subterrâneo, mas podendo também ter porções aéreas. Rizomas são importantes como orgãos de reprodução vegetativa ou assexuada de diversas plantas ornamentais.
A partir desse conceito de raiz que os filósofos Gilles Deleuze e Felix Guattari propõem possibilidades de estudo e análise de sistemas.
Daí vem a pergunta feita para Deleuze pelo jornal Liberácion em uma entrevista datada de 23 de outubro de 1980:
Como um caule de planta pode nos ajudar a pensar o mundo moderno e a educação?
“O que Guattari e eu chamamos rizoma é precisamente um caso de sistema aberto. Volto à questão o que é filosofia? Porque a resposta a essa questão deveria ser muito simples. Todo mundo sabe que a filosofia se ocupa de conceitos. Um sistema é um conjunto de conceitos. Um sistema aberto é quando os conceitos são relacionados a circunstâncias e não mais a essências. Mas por um lado os conceitos não são dados prontos, eles não preexistem: é preciso inventar, criar os conceitos, e há aí tanta invenção e criação quanto na arte ou na ciência”.
O que dá para entender é que não há rizoma e sim rizomas que são pensamentos que nem sempre estão ligados a uma hierarquia, mas que proliferam e isso acontece dentro de uma multiplicidade de opiniões e conceitos que são abertos a outros, gerando sempre outra imagem de pensamento.




BIBLIOGRAFIA:

www.wikipedia.org/wiki/rizoma
www.digao.bio.br/rizomas

Nenhum comentário:

Postar um comentário